terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO

TEORIAS PEDAGÓGICAS UM CONVITE A CONHECER E A DIALOGAR COM: 1. COMÊNIO (1592-1670) 2. JOHN LOCKE (1632-1704) 3. JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778) 4. JOHN DEWEY (1859-1952) 5. ANTONIO GRAMSCI (1891-1937) 6. LEV VYGOTSKY (1896-1934) 7. JEAN PIAGET (1896-1980) 8. ANÍSIO TEIXEIRA (1900-1971) 9. B. F. SKINNER (1904-1990) 10. PAULO FREIRE (1921-1997) 11. EDGAR MORIN (8 de Julho 1921) FAÇA ESSA VIAGEM PEDAGÓGICA E BIOGRÁFICA E DEPOIS COMENTE SOBRE SUAS DESCOBERTAS.

23 comentários:

  1. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
    A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante.
    Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
    Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
    Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

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  2. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”
    ― Paulo Freire

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  3. “O amor é uma intercomunicação íntima de duas consciências que se respeitam. Cada um tem o outro como sujeito de seu amor. Não se trata de apropriar-se do outro.”
    ―Paulo Freire

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  4. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
    ―Paulo Freire

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  5. Obras do educador Paulo Freire:

    - A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
    - Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
    - Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
    - Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
    - Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
    - A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
    - A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
    - Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
    - Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
    - Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
    - À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
    - Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
    - Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
    - Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
    - Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.

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  7. Anísio Teixeira

    - BREVE BIOGRAFIA
    Anísio Spínola Teixeira (12 de julho de 1900 — Rio de Janeiro, 11 de março de 1971)
    foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro, personagem central na história da educação no Brasil.
    Foi um dos mais destacados protestante do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova ,
    em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório.
    A fim de melhor desempenhar a função de educador, viajou em 1925 à Europa, onde observou o sistema educacional de diversos países — implementando em seguida várias reformas no ensino do estado.

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  8. Anísio Teixeira

    - CASA E FUNDAÇÃO ANISIO TEIXEIRA
    É uma entidade cultural vinculada à Fundação Anísio Teixeira e por esta administrada, localizada na casa natal do educador Anísio Teixeira, na cidade de Caetité. A Casa Anísio Teixeira tem como objetivo preservar e divulgar o pensamento e a obra do educador Anísio Teixeira, bem como promover o desenvolvimento regional, inspirando-se nos ideais e princípios do educador, que sempre militou em favor da expansão das oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade, em nosso país.

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  9. Anísio Teixeira

    - BIBLIOGRAFIA
    *Aspectos americanos de educação.
    *A educação e a crise brasileira.
    *Educação é um direito.
    *Educação e o mundo moderno.

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  10. Anísio Teixeira

    - MORTE MISTERIOSA
    Diversas circunstâncias obscuras cercaram a morte de Anísio Teixeira. Dois meses antes de sua morte, ele escreveu: "Por mais que busquemos aceitar a morte, ela nos chega sempre como algo de imprevisto e terrível, talvez devido seu caráter definitivo: a vida é permanente transição, interrompida por estes sobressaltos bruscos de morte" (numa carta a Fernando de Azevedo). Uma longa procura por informações teve início — repetindo um drama vivido por centenas de famílias brasileiras durante a ditadura militar. Mas, ao contrário das desencontradas informações e pistas falsas, seu corpo foi finalmente encontrado no fosso do elevador do prédio do imortal Aurélio, na Praia de Botafogo, no Rio. Dois dias haviam se passado de seu desaparecimento. Seu corpo não tinha sinais de queda, nem hematomas que a comprovassem. A versão oficial foi de "acidente".

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  11. Anísio Teixeira

    - PENSAMENTO DE ANÍSIO
    Sou contra a educação como processo exclusivo de formação de uma elite, mantendo a grande maioria da população em estado de analfabetismo e ignorância.
    Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar à 4ª série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana.
    Choca-me ver o desbarato dos recursos públicos para educação, dispensados em subvenções de toda natureza a atividades educacionais, sem nexo nem ordem, puramente paternalistas ou francamente eleitoreiras.
    — Anísio Teixeira

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  12. Anísio Teixeira

    - UMA OPINIÃO INFLUENCIADORA SOBRE ANÍSIO
    Cidadão íntegro, puro, decente. Além de inteligentíssimo, dono de cultura invulgar, mestre inconteste no que se refere à educação, Anísio Teixeira foi um brasileiro raro. Tão extraordinário a ponto de ter sido alvo durante toda a vida de restrições, suspeitas, aleivosias, perseguições, misérias de todo tipo com que os imundos o perseguiram — sobram imundos no Brasil. Tentaram de todas as maneiras impedir Anísio Teixeira de realizar sua missão civilizadora mas ele era irredutível e invencível. O que o Brasil de hoje possui de melhor e de maior deve-se em grande parte a este humanista baiano de grandeza universal.
    — Jorge Amado

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  13. Jean Jacques Rosseau - Elvis Furtado

    Jean Jacques Rosseau, nasceu órfão de mãe e foi educado pelo seu pai até os dez anos de idade. Porem em 1722 o pai do menino Rosseu morre e desde então ele passa a estudar em uma rígida escola religiosa, nessa escola ele foi um bom aluno, desenvolvel o gosto pel leitura e pela musica.
    Entre a adolescência e a fase adulta, Jean se muda para Paris e é convidado por Diderot para redigir alguns apontamentos para enciclopédia de alguns escritores pertencentes à antiguidade como, por exemplo: Aristóteles e caberia a Rosseau anotar os seus devidos significados e exemplos.
    Porem os seus apontamentos não foram bem vistos, pois foram considerados como injúria as tradições morais e religiosas, então Rosseau saiu de Paris e foi para Suíça esperar a poeira baixar.
    Suas obras eram sobre vários temas, porem sua obra prima foi: “Do Contrato Social” nela jean sustenta a opinião de que o homem nasce bom e a sociedade os modifica.
    Com relação à educação Rousseau acreditava que o educador deve ensinar o aluno levando em conta suas capacidades naturais. Para Rousseau a principal característica que não pode faltar em um catedrático é a sua capacidade de educar o aluno para transformá-lo em um homem de bem.
    Do ponto de vista de Rousseau o aluno só estaria apto a fazer parte da sociedade quando se tornasse clara sua disposição natural para a convivência com as outras pessoas, fato é que só ocorreria, segundo Rosseuau, durante a sua adolescência, quando então já estaria apto a julgar e já pode compreender o que é ser um indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
    Obras principais:
    Discurso Sobre as Ciências e as Artes
    Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
    Do Contrato Social
    Emílio, ou da Educação
    Os Devaneios de um Caminhante Solitário

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  15. - Skinner

    Um reflexo não é senão a correlação entre um estímulo de uma resposta: Ideia posta por Burrhus Frederic Skinner, autor e psicólogo do século passado, nasceu em Pensilvânia e viveu entre 1904 a 1990. Grande estudioso do comportamento humano, foi grande contribuidor para o alavancamento de várias pesquisas no campo comportamental da psicologia, da educação, dentre outras.
    Não tão carismático quando jovem arranjou algumas boas encrencas em sua passagem por Hamilton College de Nova York. Após forma-se confrontou grandes nomes e revirou o baú das críticas dos anos 60 ao contrapor teorias de Carl Rogers, psicólogo norte-americano, após o sucesso de vendas de seu livro Walden II onde defendia um modelo de educação que parte do meio para o indivíduo enquanto Rogers pensava o contrario.
    Porém o mais encantador na história desse grande cientista do comportamento foi sua dedicação, aos sessenta e oito anos, escreveu um artigo intitulado "Auto-Administração Intelectual na Velhice", onde compartilhava com o leitor experiências próprias.
    Doente terminal com leucemia, Skinner morreu aos 18 de agosto de 1990, um dia antes ainda estava a trabalhar em uma de suas obras que viria mais tarde contribuir pois se tratava de outra critica ao movimento cognitivo que pretendia suplantar sua definição de psicologia.

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  16. Caroline:

    Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel, 9 de agosto de 1896 - Genebra, 16 de setembro de 1980).

    Desenvolveu a epistemologia genética – uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.

    Através da minuciosa observação de seus filhos e principalmente de outras crianças, Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, onde propõe a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano: o estágio sensório-motor, pré-operacional (pré-operatório), operatório concreto e operatório formal. Piaget influenciou a educação de maneira profunda. Para ele as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Aos professores, cabia aperfeiçoar o processo de descoberta dos alunos.

    • Sensório-motor: Começa do nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Neste período o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades, como sentar, andar, o que propiciara um domínio maior do ambiente.

    • Pré-operacional: O estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.

    • Operatório concreto: No estágio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de idade em média, a criança começa a lidar com conceitos como os números e relações. Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente o que coincide (ou deve coincidir) com o início da escolarização formal é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Neste momento, o declínio no egocentrismo passa a ser mais visível. O declínio do egocentrismo se entende a linguagem que se torna mais socializada, e a criança será capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças.

    • Operatório formal: No estádio operatório formal – desenvolvido a partir dos 12 anos de idade em média – o adolescente começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade de engajar-se no raciocínio proposicional. As deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos. Aprende a criar conceitos e ideias. Diferente do período anterior, agora o adolescente tem o pensamento formal abstrato. Ele não necessita mais de manipulação ou referência concreta. No lado social a vida em grupo é uma aspecto significativo junto com o planejamento de ações coletivas. Reflete sobre a sociedade e quer transformá-la, mais tarde vem o equilíbrio entre pensamento e realidade.


    Objeto de estudo de Piaget e principais contribuições:

    Piaget desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia genética, seu foco principal foi o sujeito Epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido pelo próprio Piaget. A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em nossa psiquê, desde a primeira infância até a maturescência humana. A obra deste estudioso é reconhecida em todo mundo, pois contribui para compreensão da formação e construção do intelecto.

    Através desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases observadas, por Piaget, em seus estudos. Ao entender como acontece o processo de construção do conhecimento pode-se desenvolver métodos pedagógicos mais eficientes afim de aperfeiçoar ou substituir os sistemas de ensino já existentes.

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  17. John Locke(1632-1704) - Aluna Bruna Aragão
    Foi um grande filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos. Para John o indivíduo era uma "tabula rasa" uma folha em branco, podendo e devendo ser condicionado e modelado pela educação. A formação do individuo deveria abarcar a educação do corpo, a educação moral e a educação intelectual em forma integrada. Locke também dedicou-se a filosofia politica e dizia que todos os homens, ao nascer, tinham direitos naturais, direito à vida, a liberdade e a propriedade.
    Estudou medicina, ciências naturais e filosofia em Oxford, principalmente as obras de Bacon e Descartes. Em 1683, fugiu para os Países Baixos. Voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange subiu ao trono, em 1688. Faleceu em 28 de outubro de 1704, com 72 anos. Nunca se casou ou teve filhos.
    Dentre os seus escritos políticos, a obra mais influente de Locke foi, "Dois tratados sobre o governo" onde ele defende a ideia de que todos são iguais, e a cada um deverá ser permitido agir livremente desde que não prejudique nenhum outro. Outra obra de grande destaque desse autor é "Pensamentos sobre a educação" publicado em 1963.
    Era precursor da democracia liberal, dada a importância que atribui à liberdade e à tolerância. Ao mesmo tempo que dizia que todos os homens são iguais, Locke defendia a escravidão.
    Frase: "Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças a sua educação".
    Um espírito são em um corpo são é uma descrição breve, porém completa, de um estado feliz neste mundo".

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  18. Larisse Sabino

    Lev Vygotsky, Nascido em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, na Rússia,filho de uma família culta, Vygotsky teve desde muito cedo uma riqueza intelectual que o fazia questionar-se sobre o homem e a criação de sua cultura., interessado por literatura, poesia e filosofia. Estudou francês, hebraico, latim e grego. Foi educado em casa até os 15 anos.Em 1914, matriculou-se em Medicina na Universidade de Moscou e, paralelamente, estudou Direito. Cursou, ainda, Filosofia, Psicologia, Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavsky. Em 1917, em plena Revolução Russa, forma-se em Direito e volta para Gomel, onde começa a lecionar Literatura, História da Arte e onde funda um Laboratório de Psicologia, na escola de professores. Em 1924, apresenta-se casualmente no Congresso Panrusso de Psiconeurologia, quando foi convidado a trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. É quando conhece e começa a trabalhar com Aleksander Luria e Aleksei Leontiev, seus seguidores, colaboradores e amigos. Em 1925, embora estando gravemente doente (tuberculose), inicia um período de intensas produções, conferências e pesquisas direcionadas principalmente às
    crianças portadoras de deficiências visuais e auditivas.Sua paixão pela arte o mantinha muito próximo de intelectuais e artistas,Sua paixão pela arte o mantinha muito próximo de intelectuais e artistas,
    Vygotsky morreu precocemente, aos 37 anos de idade, em 11 de junho de 1934.




























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  19. Jan Amos Komenský, em português Comênio, nasceu em 28 de março de 1592 na Morávia. Possuiu uma infância com uma educação rígida e piedosa no qual o influenciou bastante para os estudos teológicos. Aos 12 anos, com a perda dos pais e irmãs, obrigou a Comênio a ser educado por uma família de seguidores da Igreja dos Morávios. Com a ausência de carinho e com uma construção educacional num ambiente rígido, trouxeram para orfão a inspiração para os princípios de uma didáctica revolucionária para o século XVII. Em 1616, aos 26 anos era pastor da igreja dos Morávios , onde casou-se e teve filhos. Mais tarde, uma epidemia de peste, ocasionou a perda de sua familia, fazendo-o se mudar para Polônia. Diante e um dos grandes problemas epistemológicos de seu tempo, publicou em 1627 a Didactica Tcheca, traduzida em 1631 para o latim como Didática Magna, sua grande obra. Ele propôs um sistema articulado de ensino, no qual reconhece o direito de todos ao saber. As suas propostas inseridas na sua principal obra – Didática Magna- são especificamente: A educação realista e permanente; Método pedagógico rápido, económico e sem fadiga; Ensinamento a partir de experiências quotidianas; Conhecimento de todas as ciências e de todas as artes; Ensino unificado. Em geral, Comênio foi um bispo protestante da Igreja Moraviana, professor, cientista e escritor checo e além de um excelente pedagogo, é considerado o fundador da Didática Moderna.

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  20. ANTONIO GRAMSCI - Larissa Dias :

    Para aqueles que ainda não conhece, Gramsci, um italiano, filósofo e ativista político devem saber que ele nasceu em Ales, no dia 22 de janeiro de 1891 e ficou conhecido por sua influência póstuma e seus trabalhos escritos num lugar um tanto peculiar... Idealizador de teoria crítica e educacional, percebeu falhas no procedimento do partido comunista italiano e começou suas críticas ao fascismo de Mussolin.

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    1. Os estudos de Gramsci, revelaram coisas grandiosas, como a importância dos fatores estruturais, e observou que em seu país a parte mais dura para alguém que queria revolucionar, como ele, era a de convencer essas vítimas de repressão do que elas eram capazes de fazer. Através disso, ele desenvolveu uma teoria - que mais anos para frente, complementaria a teoria marxista - onde seu ponto central era a hegemonia cultural, na qual os elementos fundamentais da repressão não seriam os econômicos, mas sim, os de ordem cultural. Sendo assim, Gramsci fez o vínculo entre pensamento e ação, definindo essa hegemonia como mecanismo de intervenção nas questões sociais, havendo então, uma deficiência em relação à consciência dessas classes, levando, muitas vezes, à produção de práticas alienadas, que de grosso modo, favoreciam a submissão das classe operárias e o consequente fortalecimento da hegemonia das classes burguesas dominantes. Daí, foi possível traçar um paralelo entre o pensamento do autor e a construção da identidade profissional do serviço social, já que na história desta profissão essas classes dominantes sempre fizeram o uso das práticas de Gramsci, para manter a hegemonia e o poder sobre as classes subalternas.

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    3. Atualmente, graças a pensadores como Antonio Gramsci, que exerceram sua influência na sociedade que é possível o estudo da disciplina onde o homem independente, crítico e sujeito da sua própria história. Infelizmente este filósofo italiano veio a falecer em 27 de abril de 1937, na cidade de Roma, mas deixou um legado enorme com seus pensamentos e trabalhos.

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