terça-feira, 15 de novembro de 2011

Para ouvir, refletir e se deliciar com a arte musical do Skank!



'Em paz eu digo que eu sou
O antigo do que vai adiante
Sem mais eu fico onde estou
Prefiro continuar distante..."

Que possamos integrar o antigo com o moderno.

37 comentários:

  1. Aprendo muito com a coragem de pensar e realizar um projeto que coloca no palco uma orquestra em interação com a guitarra. É um cenário encantador!

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga


    Onde existe
    a semente
    da educação da esperança,
    haverá sempre
    alguém que busque cultivá-la.
    Muitas lições bonitas
    são colhidas aqui.
    Este é sentido
    que dá sentido
    a um espaço de ideias.

    Viver é se fazer eterno
    para o coração de alguém.

    ResponderExcluir
  3. ALuísio, com você tenho renovado meus sonhos e construído caminhos valorosos na educação. Você e sua crença inabalável na educação contagia a todos e agradeço muitíssimo a Deus por aprender com você.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Elba

    Hoje minha visita é para agradecer
    o presente que é para mim
    a sua amizade,
    e também desejar
    um maravilhoso Natal,
    onde possas encontrar nestes dias
    ainda mais inspiração
    para a alegria de ser feliz,
    e para o milagre de fazer
    quem passa por tua vida feliz.

    Que o teu olhar seja a mais perfeita
    luz do Natal a enfeitar o mundo.

    ResponderExcluir
  5. Práticas pedagógicas "velhas"... e "novas". Pessoas com ideias "novas" numa escola " velha". O "novo" jamais quer envelhecer, mas é o "velho" quem ensina ao "novo" a habilidade de se renovar! Juntos, "novo" e velho", num diálogo constante, modificam práticas e saberes dentro e fora da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, o grande ponto de convergência é de fato o diálogo, entre a sabedoria do velho e a força do novo!

      Excluir
  6. As práticas pedagogicas nos possibilitam fazer-mos a interação do "novo" com o "velho" saber, onde novas práticas dão uma repaginada no ensino da escola dentro de sala de aula educando e educador aprendendo juntos num diálogo constante onde a prática e o saber se renovam.
    Adriana Ximenes março, 14 de 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, Como fico feliz em vê-los destacar o diálogo como um elemento das práticas pedagógicas.
      Bj

      Excluir
  7. Concordo que sempre haverá esse impasse entre o novo conhecimento com o velho já aprendido e penso que isso é salutar,pois precisamos aceitar a mudança,que faz tudo se transformar e nos mostrar que todo aprendizado pertence a um contexto global como ensina Morin.
    Inês Carneiro-FA7 março,17 de 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, isso mesmo, é pensar globalmente que irá unir a sabedoria do velho com os novos elementos. Bj

      Excluir
  8. Orquestra com guitarra nesse espetáculo, nos prova enquanto pedagogos que a grande diferença no contexto educacional, não é a bagagem que carregamos frente ao novo conquistado, mas sim, de que maneira e para que, usufruiremos desses conhecimentos. Na verdade, o grande desafio é a fusão dos saberes, na certeza de que os educandos herdam uma educação qualitativa.

    Adriana Ribeiro - Pós-Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, esse é o nosso desafio, compôr a modernidade num diálogo de valores e saberes.

      Excluir
  9. Querida professora
    Vem mais uma vez provar que velho ou novo a educação
    é esse conjunto de elementos que sempre busca cada vez
    mais a qualificação.

    ResponderExcluir
  10. Mais do que o contraponto entre o velho e o novo, entre permanecer na zona de conforto e romper com o estático, o vídeo me fala de coragem, de superação, de vencer o medo. O medo do novo, justificado pelo simples fato de que deixar o lugar seguro dos pés e arriscar por um caminho desconhecido, nos remete a ideia de perda do controle, e isso indubitavelmente, não nos parece confortável. É sempre preciso repensar o caminho, as práticas como quem busca uma reflexão sobre si e o mundo, entendendo a natureza inacabada do conhecimento, das coisas, das pessoas. Contudo, é preciso não cair no erro das práticas hegemônicas: esquecer o todo já constituído e abraçar o novo como se ele trouxesse em si a panaceia da vida. Que assim como permanece o solo da guitarra, que permaneça em nossa prática aquilo que há de proveitoso, de sólido, e a partir daí, constituamos novos muros.

    Artemis Martins - Pós-Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artemis, parabéns pela reflexão sobre a coragem, que possamos assumir a força em crescimento e dinâmica que vive na escola e em nós. Bj

      Excluir
  11. Elba
    Esse vídeo me reportou diretamente ao texto do Celso Vasconcelos, onde ele fala que: O novo vai ser construído não a partir do nada, mas dos elementos dispostos atualmente no real, que precisam ser identificados e articulados na nova direção. Uma re-significação dos elementos disponíveis.
    Muito bom. è sempre possível fazer diferente e fazer melhor.

    Cintia Maria - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  12. Professora Elba,

    Este video mostra que é possível unir o antigo ao novo. Uma nova roupagem a algo já existente pode fazer a grande diferença.
    Nalda Stascxak - Pós Graduação da FA7

    ResponderExcluir
  13. Prof.Elba
    É bem contrastante a união de mundos aparentemente distantes, porém temos a consciência que a prática pedagógica dá-se a cada instante nesse limiar de diferenças e similaridades. Com a escuta desta música podemos vislumbrar uma adequação as dificuldades e os processos que Celso Vasconcelos nos atenta no texto lido.

    Carla Renata - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Celso foi muito feliz em seu texto e de fato a música ilustra a fala dele. Bj

      Excluir
  14. A oportunidade de ver o grupo Skank com uma orquestra é maravilhosa!!! E só vem provar que não podemos esquecer o que passou... passado, presente e futuro... tudo tem seu valor e deve ser analisado para construção do novo. Misturar sons, pessoas, raças, diferentes pontos de vista é o que nos dá possibilidade para crescermos.
    Alessandra G. P. Vitorino Pós - FA7

    ResponderExcluir
  15. É muito interessante a combinação de rítmos encontrados nessa apresentação do Skank. Lembrei-me do trabalho com as diferentes metodologias, abordagens e formas de ensinar. É preciso saber, através do olhar para cada aluno, a melhor maneira que cada um aprende. E por que não o Método Interativo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças individuais e a coletividade precisam interagir com igual valor! Bj

      Excluir
  16. Adoro essa música!!!! Ela desperta um sentimento de saudade e evidencia a mémoria, como essência do ser humano e como possibilidade para as grandes e profundas transformações.
    Suyanne Campelo Pós - Fa7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suyanne, uma memória valorativa, que inclui e aprende com o outro. Fantástico!

      Excluir
  17. O vídeo me fez relembrar uma performance do guitarrista Arrigo Barnabé em parceria com a orquestra de SP... Quanto à realidade da escola, novas realidades pedem novas formas de abordagem e até mesmo novos conteúdos. O passado nos ensina sim a pensar perspectiva futuras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, você conseguiu fazer um excelente paralelo, o vídeo revela as muitas possibilidades de encontro entre o popular e o erudito, entre o folclore e o clássico... entre nós e o outro. Bj

      Excluir
  18. Esta linda canção tem frases lindas e poéticas que nos faz ter várias interpretações. Nos alerta sobre o tempo que não podemos perder ou deixar passar. Das oportunidades importantes que surgem em nossas vidas e que devemos valorizar. Do antigo que se faz novo, que nos impulsiona a cada instante. Do compartilhar com o outro saberes e maneiras de conviver em paz, assim enriquecendo a vida de todos. Unir para somar e multiplicar. Lutar para que mudanças ocorram e façam a diferença. Viva a vida intensamente.

    Tatiane Gama - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  19. Eu vejo através dessa música que tudo é possível ao que crer. Acredito que a educação se faz com amor e dedicação. Mesmo nas dificuldades, a perseverança é essencial.
    Esse pensamento fiz pelo som e não pela letra. Márcia Becker Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  20. Obrigada, pela sua presença marcante em minha vida!

    ResponderExcluir
  21. Grande professora Elba!

    Estou mais uma vez aqui comentando essa grande música interpretada pelo Skank. Um coisa é certa: para se viver o presente foi preciso o passado. Enfim, o que se tem de moderno hoje se deu pelo passado de ontem. É possível ser relevante hoje com o melhor do ontem e acreditando que o melhor ainda está por vir.
    Valeu professora!
    Flávio

    ResponderExcluir
  22. Olá professora!
    Muito interessante ver a harmonia entre uma orquestra e uma guitarra. Em relação a letra da música vejo que o compositor ver que poderá alcançar os seus objetivos indo em frente, mas com um certo cuidado para não perder o bagagem que vem trazendo ao longo do tempo de seus princípios, valores costumes. Na educação vejo que podemos fazer o "novo", mais considerando o "velho".
    até mais!!!

    ResponderExcluir
  23. Viver e educar talvez seja isso:
    Perder e ganhar tempo
    Perguntas e não encontrar respostas
    Ou quem sabe tê-las respondidas com novas perguntas?
    Sempre teremos elementos que nos distanciam e aproximam, o importante é estamos sempre envolvidos em novos desafios de aprender e ensinar. Ívina Gomes Garcias -FA7 (Aluna da pós)13/04/2012

    ResponderExcluir