sábado, 3 de março de 2012

Para LER e refletir!


ARTIGO: Gestão

Profissão: articulador escolar

O coordenador pedagógico se consolida cada vez mais como formador, orientador de um trabalho coletivo e elo entre as pessoas, o projeto escolar e os conteúdos programáticos

FONTE: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/167/profissao-articulador-escolar-233504-1.asp

5 comentários:

  1. O coordenador escolar,têm um papel importante dentro escola é como um elo para unir projeto pedagógico da escola, conteúdo programático , é um mediador que promove o diálogo entre gestão; professores; pais e alunos, além disto ele também irá promover a oportunidade do trabalho coletivo para construção permanente da prática docente e revisão do político-pedagógico, acompanhar,avaliar o ensino o processo de aprendizagem, bem como os resultados do desempenho dos alunos junto aos professores. Além disso, acompanhar o plano de aula do professor saber como discutir com o professor o seu planejamento de aula, se sua prática docente tem haver com a proposta pedagógica da escola, saber como conversar sobre isso, como ensinar o docente á ver se o realizado bate com o planejado, e como o resultado do aluno em sala de aula está refletindo com o planejamento de aula e se as teorias de aprendizagem estão trazendo para os alunos resultados satisfatórios em sua aprendizagem. O coordenador deve passar menos tempo produzindo papéis, onde ele é visto de forma hierárquica, mas procurar compreender que a construção de conhecimento se dá junto aos professores e não acontece porque o coordenador ensina o professor a ensinar, e sim, porque existe o intercâmbio entre eles, o qual resulta em excelentes experiências trocadas e resultados satisfatórios.

    ResponderExcluir
  2. Adriana Maura Ximenes março, 18 de 2012

    ResponderExcluir
  3. Para acontecer uma prática educacional inovadora, é importante que o coordenador pedagógico reconheça seu papel de mediador e se comprometa a buscar ( através de cursos de aperfeiçoamento, trocas de experiências, diálogo com os educadores ...) melhorias para o trabalho escolar.Portanto, o mesmo deve estabelecer uma dinâmica de interação que facilite o avanço do crescimento pessoal da comunidade escolar. Como: acolher o professor; animar; provocar, bem como ser responsável pela sua formação individual e coletiva. Outro ponto que deve ser focado é o Projeto Político Pedagógico da escola que tem como objetivo principal a melhoria do ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Cláudia Mara de Almeida Moura

    ResponderExcluir
  5. Para mim, uma das principais características do Coordenador Pedagógico é saber ouvir o outro e levar em conta as suas necessidades e habilidades. Assim, poderá ajudar, o professor, por exemplo, a desempenhar com desenvoltura o seu trabalho. É importante salientar que o coordenador trabalha tanto com o coletivo como o individual, ele precisa fazer-se admirado por todos. Prof. Leani. FA7.

    ResponderExcluir