sábado, 10 de março de 2012

Curta-metragem vencedor do Oscar 2012.

"Essa declaração de amor ao livro de papel começa com um furacão que arranca todas as casas de seus alicerces e todas as palavras das páginas impressas, metáfora óbvia da onda digital. Mudo, o filmete é escrito e codirigido pelo ex-animador da Pixar William Joyce e mistura técnicas (stop-motion, animação computadorizada e desenho) para produzir uma bonita homenagem aos livros físicos."

Sérgio Rodrigues


VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=Adzywe9xeIU

33 comentários:

  1. Lindo! Interessante perceber o quanto a leitura traz de cor às nossas vidas, o quanto ela nos "eleva" e não nos deixa envelhecer (ultrapassar)... Gostei! Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz por saber que você ficou com vontade de ler!

      Excluir
  2. Linda história! Onde o hábito da leitura transforma e enrique o nosso conhecimento, nos mostra que o livro passa a ser um amigo, o qual nos faz um leitor ou leitores sempre em busca do saber, sem nos deixar envelhecer.
    Adriana Ximenes março, 14 de 2012

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga

    Quem propaga
    o belo,
    se transforma
    nele...


    Desejo que a alegria
    faça folia em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos prazeres da minha vida é o gosto pela leitura.Esse hábito continua sendo influenciado até hoje por meu pai,que aos oitenta e oito anos lê diariamente os melhores jornais de Fortaleza,diversos livros sobre literatura estrangeira e brasileira e fica tão encantado que seleciona os melhores textos para apresenta-los à minha mãe,que ficou cega a alguns anos.Eles estão esse ano fazendo sessenta anos de vida matrimonial,que sempre foram marcados pela poesia dos melhores escritores.
      Inês Carneiro-FA7 março, 17 de 2012

      Excluir
    2. A leitura nos acompanha em todos os momentos da nossa vida. Nos faz reviver momentos de cada fase com sabedoria e prazer de ter colhido muitos saberes. É algo que ninguém nos tira. Para mim, a leitura é uma das maiores riquezas do ser humano. Amo ler.

      Excluir
    3. É verdade a leitura é uma riqueza única!

      Excluir
  4. Belíssimo e inspirador o curta metragem, apesar de ter me apaixonado pela leitura há pouco tempo, hoje entendo o poder transformador e libertador que esta ferramenta tem e o quanto cresço com minhas leituras diárias.

    Atualmente divido meus horários entre as leituras da graduação, Pós, livros complementares e leitura bíblica, onde a cada noite, me vejo exatamente assim, como alguém que faz parte dessa história, encontrando nas leituras, mais cor e sentido para minha vida.

    Obrigada Elba por me proporcionar tamanha alegria ao ter acesso a este material riquíssimo.

    Adriana Ribeiro - Pós-Graduação FA7.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por tê-la proporcionado um momento alegre! Boas leituras!

      Excluir
  5. Marcos Ramos, Mar, 19

    Fique encantado com esse vídeo, que bom seria se esta
    tempestade de livros entrasse nas cabeças de todos os se-
    res humanos e que esse exército de letras atacasse todos
    os povos,principalmente os brasileiros.A leitura é a base
    de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da metáfora, compartilho dessa imagem, queria muito que o mundo todo pudesse sentir o prazer da leitura.

      Excluir
  6. Assistindo ao vídeo, percebi uma íntima relação entre Mr. Morris Lessmore e a leitura, o conhecimento. A abertura é convidativa: a sensação é de que deixamos o papel de espectadores para adentrar como narradores-observadores da história. A relação de intimidade estabelecida entre o protagonista e os livros (a leitura, o conhecimento) permite sua resistência à inevitável tempestade (turbilhão da era da informação) e ao tempo (personificado no relógio). O cenário se descaracteriza; tomada a consciência sobre a ação da tempestade, fica nítida a desconfiguração, o mundo de cabeça para baixo. Mas em meio a isso tudo, o livro (conhecimento) permanece: suas letras aparecem meio perdidas, soltas até, mas continua o mesmo, pronto para ser reescrito. Isso ocorre pela capacidade que a leitura tem de possibilitar ao sujeito interagir com os elementos da cultura. Em meio a este cenário desconfigurado, p livro (conhecimento) faz um convite ao Mr. Morris Lessmore para que, mais uma vez, caminhe pelo desconhecido. À medida que inicia sua trajetória pelo ‘obscuro’, a vida retoma suas cores e significados. O homem adentra em um local ‘secreto’, uma espécie de santuário do conhecimento e lá, como se lhe contassem um segredo, os livros mostram a natureza viva e interativa do conhecimento. E mais que isso: eles lhe acordam, lhe vestem, lhe alimentam em um aspecto metafísico. Até mesmo aquele aparentemente mais envelhecido e fragmentado, aponta em si mesmo um caminho e mostra seu vigor e persistência mesmo diante do tempo (nesse momento me veio à mente a obra de Dalí, “A persistência da Memória”). Ao compreender o caráter não provisório, perpétuo do conhecimento (do seu conhecimento, daquele que carrega), o homem torna a reescrever uma história – uma vez perdida no espaço e no tempo. Será sua história? Suas indagações existenciais ou sobre o mundo? O tempo passa e ele persevera em sua relação com a leitura e o conhecimento. Mas agora, não há mais sentido guardá-los para si mesmo apenas. É preciso partilhar, dividir e multiplicar saberes. A vida segue seu curso, e essa relação íntima – agora coletiva – permite-lhe sentir esse conhecimento renovando sua mente e até mesmo seu corpo. Em meio a essa partilha, o ciclo se inicia, se renova, se perpetua, para que outros sujeitos descubram, se descubram. E assim, ressignifiquem a si e ao mundo.

    → Além da relação de intimidade com o conhecimento propiciada pela leitura, o vídeo me traz à memória a lembrança de meu pai. Homem de rabiscos e letras, que fazia dos livros seus eternos companheiros.

    Artemis Martins - Pós-Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo texto. Fiquei encantada com sua reflexão. OBRIGADA!

      Excluir
  7. Senti ao assistir este curta metragem os feitos da leitura em nossa vida., O livro nos faz viajar, conhecer, descobrir, redescobrir, dançar. Ele nos proporciona mudar e fazermos os outros mudarem, mas principalmente:
    "Quando envelhecemos a sabedoria adquirida jamis envelhece, ela se renova e se adapta ao que encontramos pela frente".

    Cintia Maria - PósGraduação FA7

    ResponderExcluir
  8. Ao assistir a este video constatei a grandiosa importancia da leitura na vida de uma pessoa. Toda escola deveria conscientizar os alunos de que leitura é a peça chave para a formação de uma pessoa, de um cidadão com senso crítico e capaz.
    Faz parte do papel do coordenador construir ou reconstruir em situaçoes nem sempre favoráveis.
    Um filme muito emocionante, profundo e sensível. Adorei!
    Nalda Stascxak - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nalda, é verdade, nós da escola precisamos passar essa paixão pelos livros! Bj

      Excluir
  9. Alessandra G. P. Vitorino Pós FA721 de março de 2012 às 16:41

    Como dizia Carlos Drummond de Andrade:
    "A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
    Que bom seria que esse gosto pela leitura tivesse mais força.
    Como vemos no final do curta-metragem deveríamos proporcionar as crianças desde cedo o contato com os livros, pois através da leitura tudo vai ganhando forma, cor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábio Drummond, Alessandra que bom seria se trocarmos a novela das nove por um livro. è como você disse tudo ganharia forma nova!

      Excluir
  10. A importância da leitura na vida das pessoas se faz presente em cada momento deste lindíssimo curta metragem, com um apelo inplícito de que este mundo dos livros nos faz voar em sonhos e realidades jamais vivenciados em outras mídias... Que bom que como educadores podemos ter o papel de incentivar e pq não ler com nossos alunos livros encantadores e motivadores de uma educação boa tanto na escola quanto na vida. Agradou-me muito a sensibilidade com que estes aspectos são tratados, em especial na cena em que as pessoas estão sem cor e recuperam-na através do abrir do livro.
    Carla Renata - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, concordo com você a sensibilidade queo tema é abordado, nos encanta. Bj

      Excluir
  11. A importância da leitura na vida das pessoas se faz presente em cada momento deste lindíssimo curta metragem, com um apelo implícito de que este mundo dos livros nos faz voar em sonhos e realidades jamais vivenciados em outras mídias... Que bom que como educadores podemos ter o papel de incentivar e pq não ler com nossos alunos livros encantadores e motivadores de uma educação boa tanto na escola quanto na vida. Agradou-me muito a sensibilidade com que estes aspectos são tratados, em especial na cena em que as pessoas estão sem cor e recuperam-na através do abrir do livro.
    Carla Renata - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um vídeo encantador! Refelte a relevância da convivência com os livros para tornar o mundo mais colorido. A leitura transforma as ações humanas e garante o acesso aos diferentes níveis de cultura.
      Suyanne Campelo Pós-Fa7

      Excluir
    2. Suyanee, o livro pode democratizar o conhecimento. Ele abre novas perspectivas, é maravilhoso!

      Excluir
  12. Fantástico!! Diante do encantamento que é o mundo da leitura, o filme, ao mesmo tempo em que aborda o amor, o carinho, o cuidado, o hábito e o prazer pelos livros impressos também nos convida a fazer parte desse universo imaginário. O mais emocionante é mostrar que o livro é vivo, dinâmico e libertador quando, então, há vida nas páginas e no imaginário dos leitores. Ler não tem idade e nem espaço específico, o conhecimento permanece conosco e configura-se como ciclo em novas gerações, assim dando espaço a continuidade ao hábito de ler livros impressos, sejam eles novos e/ou já usados, todos trazem em se mesmo, vidas diferenciadas. Realmente é encantador! Adorei!!

    Grazielle Ramos
    Pós-Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler é uma atitude diante da vida, uma atitude de consciência e amor!

      Excluir
  13. Do papiro ao tablet!!!

    Importante utilizarmos as novas tecnologias, se bem utilizadas, elas podem abrir novas possibilidades de acesso ao conhecimento. Assim como a fotografia não substituiu a pintura, penso que a tsunami digital não vai engolir nossos tradicionais livros de papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom título, para sintetizar a nossa trajetória. Concordo também, a era digital irá acrescentar. Lembro que quando se criou a impressora doméstica, a perspectiva era que caísse a produção de papel. Ledo engano, dobrou a fabricação de papel. Vamos aprender a incluir e não a substituir! Obrigada pelo comentário! Bj

      Excluir
  14. Essa homenagem feita aos livros é sensível e retrata o verdadeiro valor que o livro deve ter, onde nos mostra também que devemos nos deliciar e dá à devida importância a leitura. Bastante interessante perceber o quanto a leitura é importante para sermos pessoas completas, pois através dela enriquecemos o nosso conhecimento e descobrimos um mundo novo. De fato o livro representa muito para nossas vidas e passa a ser nosso aliado na busca pelo aprendizado (saber).

    Tatiane Gama - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Tatiane, ler é uma delícia que precisa ser experimentada por todos nós. Bj

      Excluir
  15. Grande professora Elba!
    O prazer da leitura é maravilhoso. Que vídeo excelente de incentivo e motivação a leitura, pois percebi e é notório a vida nos livros em todas as áreas (música, artes, liderança e outros). Quando tomo a atitude de buscar o conhecimento na leitura em meus livros ou em indicações fico admirado pois sempre tem um aprendizado, um desafio, algo relevante. Que eu sempre busque vivenciar esse vídeo desafiador em minha vida.
    Flávio

    ResponderExcluir
  16. Flávio este é um dos meus pedidos em orações, poder aprender dialogando com a leitura!

    ResponderExcluir