quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Biografia PAULO FREIRE

Paulo Freire: pequena biografia
Instituto Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. Trabalhou inicialmente no SESI (Serviço Social da Indústria) e no Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife. Ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de idéias e "métodos" Sua filosofia educacional expressouse primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a universidade do Recife, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963.

A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos
de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.
Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Harvard, em estreita colaboração com numerosos grupos engajados em novas experiências educacionais tanto em zonas rurais quanto urbanas. Durante os 10 anos seguintes, foi Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo, principalmente na África. Em 1980, depois de 16 anos de exílio,
retornou ao Brasil para "reaprender" seu país. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP).
Em 1989, tornou- se Secretário de Educação no Município de São Paulo, maior cidade do Brasil. Durante seu mandato, fez um grande esforço na implementação de movimentos de alfabetização, de revisão curricular e empenhou-se
na recuperação salarial dos professores.

A metodologia por ele desenvolvida foi muito utilizada no Brasil em campanhas de
alfabetização e, por isso, ele foi acusado de subverter a ordem instituída, sendo preso após o Golpe Militar de 1964. Depois de 72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exilouse primeiro no Chile, onde, encontrando um clima social e político favorável ao desenvolvimento de suas teses, desenvolveu, durante 5 anos, trabalhos em programas de educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Foi aí que escreveu a sua principal obra: Pedagogia do oprimido.
Em Paulo Freire, conviveram sempre presente senso de humor e a não menos constante indignação contra todo tipo de injustiça. Casouse, em 1944, com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Após a morte de sua primeira esposa, casouse com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.

Paulo Freire é autor de muitas obras. Entre elas:
Educação: prática da liberdade (1967),
Pedagogia do oprimido (1968),
Cartas à Guiné Bissal (1975),
Pedagogia da esperança (1992)
À sombra desta mangueira (1995).

Foi reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior.
A Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades. Por seus trabalhos na área educacional, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios: "Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento" (Bélgica, 1980); "Prêmio UNESCO da Educação para a Paz" (1986)
e "Prêmio Andres Bello" da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continentes (1992). No dia 10 de abril de 1997, lançou seu último livro, intitulado "Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa". Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo.

Título: Paulo Freire: pequena biografia
Autor: Moacir Gadotti
Direitos autorais1: Creative Commons byncnd
2.5 (AtribuiçãoUso Não Comercial - Vedada a Criação de Obras Derivadas)
PalavrasChave: biografia, Paulo Freire
Tipo: Texto
Formato: pdf
Idioma: Português
Páginas (versão digital): 1
Localização (versão impressa): Centro de Referência Paulo Freire (Instituto Paulo Freire)
Localização (versão digital): http://www.paulofreire.org/Crpf/CrpfAcervo000031

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante este texto!
    Não sabia que sua contribuição se deu inclusive a nível mundial!
    "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)

    Maíra e Orzete.

    ResponderExcluir
  3. O interessante é que Paulo Freire teve que ser reconhecido primeiro mundialmente para depois atingir o devido reconhecimento em seu país.
    Marcio Landim e Louise Azevedo

    ResponderExcluir
  4. A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação, mudou o contexto da educação. Sua coragem aliada a sua metodologia mudou a educação brasileira.

    Ednaldo Araújo.

    ResponderExcluir
  5. A biografia além de sintética, é enriquecedora de tal forma que a leitura é prazerosa e agradável. Paulo Freire é um marco em educação no Brasil e no mundo, o que nos deixa orgulhosos e esperançosos de vermos no Brasil uma educação igualitária como ele pensava.

    ResponderExcluir
  6. A colaboração que Paulo Freire deixou para a educação de fato é incalculável. Mesmo com vários avanços nas pesquisas do ramo seus comentários ainda perpassarão por longos e longos tempos. Mayanna e Edicelma.

    ResponderExcluir
  7. Paulo Freiere, exelente pesquisador que através da sua pratica e da sua coragem buscou metodos para a inovação da educação.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo disse...

    Paulo Freiere, exelente pesquisador que através da sua pratica e da sua coragem buscou metodos para a inovação da educação.Rosiana Francilene Germano
    11 de agosto de 2011 16:38

    ResponderExcluir
  9. Paulo Freire teve a oportunidade de frequentar boas escolas, estudar e ter a visão de comparar as dificuldades das classes populares com as classes com mais acesso ao conhecimento científico, e ao mesmo tempo valorizar os saberes populares como partida de aprendizagem do aluno para chegar ao conhecimento científico.
    Martha Veríssimo

    ResponderExcluir
  10. Uma vida dedicada a educação.
    Cleciane Monteiro, Sandra Monteiro e Claudênia Mesquita.

    ResponderExcluir
  11. Um homem guerreiro, que apesar das dificuldades que enfrentou não desistiu de seus objetivos.Assim deixando uma grande herança de conhecimentos, para nós educadores.
    Elane Nogueira

    ResponderExcluir
  12. Ainda não tinha tido o prazer de conhecer a biografia de Paulo Freire, agora estou sabendo um pouco melhor deste professor que foi e é um exemplo para nós.

    ResponderExcluir
  13. Um verdadeiro mestre da educação ,uma vida dedicada ao amor de ensinar ,educar.

    Márcia Matias

    ResponderExcluir
  14. Ele nos inspira até hoje por sua coragem! Para ele e para nós valeu a pena!

    ResponderExcluir
  15. Paulo Freire sempre será um grande referencial para nossa educação.
    Ele soube de forma guerreira ultrapassar a barreira do trivial, desenvolver um sistema de crenças e deixar marcas através do seu trabalho, além de nos fazer tomar como verdade, a diferença dos saberes.
    Seu método educacional revolucionou a história e trouxe resultados imediatos, a exemplo, quando alfabetizou 300 adultos no curto prazo de 45 dias. E até os dias de hoje, somos influenciados por seu exemplo, seus pensamentos e seu rico trabalho enquanto educador que ama, que sente, que se importa e que se envolve, abraçando sua profissão, deixando o amor ao educando falar mais alto.

    Adriana Ribeiro - Pós-Graduação FA7

    ResponderExcluir
  16. Ainda era uma adolescente quando fui "apresentada" a Paulo Freire por um grupo de portugueses e, confeso, isso mudou a minha vida. Hoje ainda questiono: Por que eu, brasileira, nordestina fui apresentada ao Grande Educador brasileiro e também nordestino por jovens (a maioria da minha idade) portugues?!!! A vivência na companhia do trabalho freiriano, no meio dos jovens; me tirou do comodismo e me apresentou um mundo de saberes que eu não sabia que existia. Isso me levou à universidade e à paixão pelo ser humano. Por isso sou Educadora. No meu dia-a-dia levo comigo a " AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO de Paulo Freire.
    ( Cláudia Mara )

    ResponderExcluir
  17. Desde a minha faculdade Paulo Freire é um grande incentivador da minha prática educativa. Acredito em seus pensamentos e admiro principalmente a ênfase afetiva que ele dá ao aprender.
    Temos algo em comum, nascemos no mesmo dia.
    Cintia Maria - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  18. Através de uma disciplina de Didática tive acesso ao educador Paulo Freire e seus ensinamentos, com esta biografia resumida pude entender melhor o quanto ele teve influências externas para pensar a educação. Desafiados estamos a aliar prática e leitura da melhor maneira possível.

    Carla Renata - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  19. Acredito que por ter vivenciado as dificuldades das classes sociais mais desfavorecidas do país, Paulo Freire pôde abordar com mais propriedade as questões e mazelas educacionais do povo brasileiro, isso sem perder jamais o tom da esperança.

    ResponderExcluir
  20. Paulo Freire merece nossa apreciação por ser um grande exemplo de solidariedade, além ainda de ser único e singular. É um ser humano apaixonável que fez muito pela educação e foi capaz de transformá-la. Lutou para que tivéssemos uma sociedade mais igualitária e um mundo mais justo. Trabalhou para a construção e o estabelecimento de uma educação voltada para a libertação dos homens, em que as pessoas podiam pensar e atuar sem medo. Introduziu o diálogo em sala de aula rebatendo a uma educação onde só o professor tinha conhecimento, voz e razão. A forma como se dedicou às causas dos oprimidos, a profunda consciência social e a intensidade com que amou e respeitou o educando é admirável.
    Tatiane Gama - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  21. Fez da educação sinônimo de esperança, que é a verdadeira essência do ser humano! Suyanne Campelo Pós-FA7

    ResponderExcluir
  22. A primeira frase de Paulo Freire que fez suscitar em mim o desejo de estudá-lo foi "A leitura de mundo precede a leitura da palavra". Na época eu atuava como professora alfabetizadora e fiquei realmente impressionada com sua trajetória. A base de toda educação deve ser isso, trazer a tona o que cada sujeito já conhece e a partir daí trabalham para que o mesmo encontre as estratégias mais apropriadas para se emancipar. Paulo Freire o grande educador. Ívina Gomes Garcias - FA7 (Aluna da Pós) 13/04/2012

    ResponderExcluir