quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Paulo Freire - Frases



"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire)

"Ninguém liberta ninguém.As pessoas se libertam em comunhão." (Paulo Freire)

"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer." (Paulo freire)

"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade."
Paulo Freire


"Por isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo os das classes populares, chegam a ela – saberes socialmente construídos na prática comunitária – mas também [...] discutir com os alunos a razão de ser de alguns desses saberes em relação com o ensino dos conteúdos." (FREIRE, 2002:33)


24 comentários:

  1. Inspiradoras!!
    Sua atuação em todos os campos o tornou um educador completo, que conhece a realidade "complexa"!
    Abraços.

    Maíra e Orzete.

    ResponderExcluir
  2. Achamos todas as frases interessantes, porém a frase "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda" foi a que mais nos tocou.
    Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, existem uma série de fatores que influenciam nas transformações sociais, como aspectos políticos, econômicos, etc. Porém ele lembra que sem a educação é impossível chegar a essa mudança, ou seja, ela é essencial!
    Marcio Landim e Louise Azevedo

    ResponderExcluir
  3. A visão amplificada dele nos reveste a uma visão globalizada e complexa que faz com que a praxis seja realizada em varias culturas diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Todos somos livres. E essa liberdade vem com o poder do buscar e da criticidade. Então que sejamos livres para voar...

    Ednaldo Araújo.

    ResponderExcluir
  5. "Ninguém liberta ninguém.As pessoas se libertam em comunhão." (Paulo Freire)
    Cleciane Monteiro, Sandra Monteiro e Claudênia Lopes.

    ResponderExcluir
  6. O autor tem grande destaque devido a realidade de encarar os fatos de forma simples ,como são e por trabalhar as complexidades do homem como um todo. Mayanna e Edicelma.

    ResponderExcluir
  7. É importante que o professor pesquise o que acontece na prática cotidiana do aluno em relação ao conhecimento e cultura apreendidos durante sua vida. A partir daí o conhecimento escolar deve ser apresentado para enriquecer e modificar o conhecimento, conceitos que já foram construídos pelo aluno.Assim o aluno sente-se acolhido e valorizado em seu aprendizado escolar, participando com mais interesse nas aulas.
    Martha Veríssimo

    ResponderExcluir
  8. Seus pensamentos são direcinados de forma tocante vizando concientizar educadores e educandos para a busca e conquista de tranformação.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo disse...

    Seus pensamentos são direcinados de forma tocante vizando concientizar educadores e educandos para a busca e conquista de tranformação.Rosiana e Francilene germano

    ResponderExcluir
  10. Mestre dos Mestres... Tanta inspiração só pode existir quando se tem claresa dos fatos com ideias e possibilidades para transformá-los.

    Tatiana Gê.

    ResponderExcluir
  11. "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda." (Paulo Freire) Isso porque a educação sozinha não obra milagre, mas ela é um dos pontos mais importantes para essa transformação.
    Elane Nogueira

    ResponderExcluir
  12. Todas as frases postadas, tem um novo aprendizado a cada leitura, retirado uma nova perspctiva de visão de mundo, dependendo do contexto

    ResponderExcluir
  13. Frases repletas de conteúdo : sabedoria e amor !

    Márcia Matias

    ResponderExcluir
  14. Me inspira quando diz: "Eu sou um intelectual que não tem medo..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentar as frases de Paulo Freire não é uma tarefa difícil,mas vivencia-las verdadeiramente na rotina escolar parece quase impossível para o educador que não possui amorosidade para com seus educandos.A falta de amor e desejo de ver o outro crescer em suas potencialidades é o que prejudica o desempenho desse profissional.Na minha caminhada na educação sempre busquei me aproximar do que ensinou esse grande educador apesar das muitas pedras que encontrei no meu dia a dia,mas o sonho de um mundo melhor continua firme e me guiando até hoje e sempre.
      Inês Carneir-FA7 março, 17 de 2012

      Excluir
  15. Marcos Ramos, Mar, 17

    Paulo Freire tem uma visão muito ampla de como a
    educação deve funcionar em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  16. Paulo Freire foi verdadeiramente um ícone no nosso contexto educacional.

    O respeito aos saberes, o valor ao ser humano e principalmente, o valor à educação, fizeram desse homem um ser sábio que nos inspirou a transformar nossas mentes.

    Precisamos sim da educação para mudar a sociedade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Freire foi verdadeiramente um ícone no nosso contexto educacional.

      O respeito aos saberes, o valor ao ser humano e principalmente, o valor à educação, fizeram desse homem um ser sábio que nos inspirou a transformar nossas mentes.

      Precisamos sim da educação para mudar a sociedade!

      Adriana Ribeiro - Pós-Graduação FA7

      Excluir
  17. Sem dúvida o pensamento e a concepção de homem, de educação e de mundo freireanas revolucionaram o contexto educacional brasileiro e mundial. Cito aqui um de seus pensamentos que me marcou, desde minha formação inicial e se retoma por vezes até hoje: "A educação não transforma o mundo; a educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo."

    ResponderExcluir
  18. Ler as sábias palavras de Paulo Freire nos impulsionam a querer cada dia mais uma educação transformadora da sociedade, com indivíduos pensantes e que não se acomodem com o pouco que o sistema impõe. Creio na frase e na consciência social que ela acarreta... "A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

    Carla Renata - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  19. Diante do que tem Paulo Freire a nos dizer chama muito atenção a sua proposta de educação libertadora, na qual ressalta a importância do sujeito despertar em si o desejo em aprender. Das citações acima podemos destacar a curiosidade em aprender, a cooperação, a solidariedade em seu sentido mais amplo, a justiça social que tanto preza em sua teoria. Em especial, a citação [...] E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade", nos faz pensar na condição social das pessoas e, inclusive, no desejo e esperança de vê-las em uma condição mínima de igualdade e, quem sabe, na esperança de ser mais, ou melhor, que seja superada a condição de oprimido e opressor e/ou assistencialismo na sociedade. Para contribuir ainda mais com nossas reflexões deixo outro pensamento de Paulo Freire: “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”. Este, sem dúvida, como educadores, devemos carregar em nossas bolsas, em nossas vidas. Com certeza, é um dos mais belo!

    Grazielle Ramos - Pos-Graduação FA7

    ResponderExcluir
  20. Bonitezas, alegrias, liberdade, caridade, justiça social... são essas palavras que não podem estar ausentes nos nossos discursos/práticas educacionais! Simples e profícuo!!!

    ResponderExcluir
  21. As frases são geniais, instigantes e inspiradoras. Faz-nos perceber e sentir a vida de forma inovadora. Aprender a cada instante, pois é um exercício de renovação, assim como coloca Paulo Freire, onde os saberes podem até serem diferentes, porém tornam-se essenciais para a construção do conhecimento. Devemos buscar a alegria, perder o medo de sermos amorosos e exercer a humildade para que ninguém se sinta superior a ninguém. Nunca devemos perder a capacidade de sonhar e transformar nossa realidade.

    Tatiane Gama - Pós Graduação FA7

    ResponderExcluir
  22. Essa citação de Paulo Freire traduz de modo quase poético a relação ensino-aprendizagem. "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire). Cabe a nós educadores transformar nossas escolas nesse laboratório de descoberta e encantamento para nós e para os nossos alunos mesmo que para isso todos precisem realizar várias idas e vindas, faz parte do processo de busca. Ívina Gomes Garcias - FA7 (Aluna da Pós) 13/04/2012

    ResponderExcluir