quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Currículo Oculto





"O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes (...) o que se aprende no currículo oculto são fundamentalmente atitudes, comportamentos, valores e orientações..." (Silva, 2001:78) - Teorias Curriculares Críticas

14 comentários:

  1. A Pedagogia Crítica parte da realidade dos educandos e toma os seus problemas e necessidades como ponto de partida, o que torna a educação mais significativa!!!

    ResponderExcluir
  2. Penso e compreendo curriculo oculto como o citado, e acho que é o curriculo mais adequado para a nossa realidade no municipio de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. O currículo oculto deve estar inserido dentro do ambiente escolar com o intuito de formação de valores, podendo ocorrer independente da presença do professor. Dessa forma, ao contrário do que se pode imaginar, ele não é antagônico ao curríco tradicional ou explícito, mas sim complementar, tendo em vista que a função da escola é formar e informar.
    Marcio Landim e Louise Azevedo

    ResponderExcluir
  4. A comunidade escolar é a chave para o sucesso do de um bom currículo, apesar de ser "extra oficial" é o caminho para um melhor desenvolvimento das práticas escolares.

    Ednaldo Araújo.

    ResponderExcluir
  5. O currículo oculto acontece entre as relações de comunicação dos alunos e professores. As dinâmicas de grupo e jogos são fundamentais para uma boa comunicação e solução dos conflitos e aprendizagem de valores humanos.
    Martha Veríssimo

    ResponderExcluir
  6. O currículo oculto é importante para uma educação mais crítica, exatamente por trabalhar atitudes, comportamentos, valores e orientações.

    ResponderExcluir
  7. Pense como o recreio pode ser importante para o desenvolvimento da criança!Edicelma e Mayanna

    ResponderExcluir
  8. O currículo oculto é um desafio ao educador de ir além, de estar atento a essas realidades, e interagir no seu processo de ensino aprendizado com as "atitudes, comportamentos, valores e orientações" que permeiam o ambiente escolar, assim torna-se um agente consciente e transformador da realidade.
    Francilene Germano e Rosiana

    ResponderExcluir
  9. Um currículo oculto é de extrema importância para o ambiente escolar, pois através dele transformamos valores, comportamentos e atitudes do educando.

    Cleciane Monteiro, Sandra Monteiro e Claudênia Lopes.

    ResponderExcluir
  10. O currículo oculto faz toda diferença numa escola, pois é por meio dele que a identidade da escola se apresenta, nenhuma escola será igual a outra, mesmo que façam parte de uma mesma rede de ensino. Gestores, professores, pais e alunos interferem diariamente nessa composição.

    ResponderExcluir
  11. O currículo oculto faz toda diferença numa escola, pois é por meio dele que a identidade da escola se apresenta, nenhuma escola será igual a outra, mesmo que façam parte de uma mesma rede de ensino. Gestores, professores, pais e alunos interferem diariamente nessa composição.

    Tatiana Gê

    ResponderExcluir
  12. O currículum oculto é imprescindível na escola, pois através dele podemos ter um norte de como devemos desenvolver nossas práticas escolares.
    Elane Nogueira.

    ResponderExcluir
  13. Muitas vezes a escola trabalha o curriculo oculto de forma explicita, e nem se dar conta. A própria organização do ambiente escolar o curriculo oculto esta peresente.

    ResponderExcluir
  14. Curriculo ocuto tão importante quanto o curriculo trabalhado nas escoalas.

    Márcia Matias

    ResponderExcluir