domingo, 21 de agosto de 2011

Currículo Pós Crítico

TEORIAS PÓS-CRITICAS

identidade, alteridade, diferença
subjetividade
significação e discurso
saber – poder
representação
cultura
gênero, raça, etnia, sexualidade
multiculturalismo

Diferença e identidade: o currículo multiculturalista.


1. As relações de gênero e a pedagogia feminista.
2. O currículo como narrativa étnica e racial.
3. Uma coisa “estranha” no currículo: a teoria queer.
4. O fim das metanarrativas: o pós-modernismo.
5. A crítica pós-estruturalista do currículo.
6. Uma teoria pós-colonialista do currículo.
7. Os Estudos Culturais e o currículo.
8. A pedagogia como cultura, a cultura como pedagogia.
9. Currículo: uma questão de saber, poder e identidade.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma
introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica,
1999.

Um comentário: